• Home
  • OLHO NO LANCE: A IA ESTÁ MUDANDO A FORMA DE IR AO ESTÁDIO
Torcedor entrando no estádio de futebol com reconhecimento facial
Studio28 11 de junho de 2024 0 Comments

Olho no lance: a IA está mudando a forma de ir ao estádio

A inteligência artificial como aliada facilitando o acesso e fortalecendo a segurança

Nos dias de hoje, a inteligência artificial ganha cada vez mais destaque no cotidiano das pessoas. Um avanço tecnológico que chegou para facilitar processos que, antes, era algo burocrático. 

Dificilmente você precisa de um papel para comprovar qualquer coisa hoje, tudo se torna acessível e mais simples com cliques e telas. 

Em 2023, a Lei Geral do Esporte determinou que estádios de grande porte, com capacidade de mais de 20 mil pessoas, devem utilizar o sistema de reconhecimento facial como meio de acesso. A lei obriga que, até 2025, todos os espaços esportivos com essa característica se integrem ao novo sistema. 

A Letmein é pioneira e revolucionou a identificação por meio do reconhecimento facial utilizando a IA, então te contamos a vantagem disso.

Muito além da facilidade, o acesso por meio da reconhecimento facial nos estádios tem dois importantes pontos.

A eliminação do cambismo, ato de vender ingressos de forma ilegal, muito comum em jogos e eventos, como shows que utilizam o espaço, afinal o ingresso se torna intransferível e conectado com o CPF e a identidade facial de um usuário. 

Além disso, o Ministério da Justiça por meio da Secretaria de Segurança Pública fechou um acordo com a CBF, que define que todos que compram ingresso para o estádio Allianz Parque, lar do Palmeiras, em São Paulo, um dos pioneiros do sistema do Brasil, tenham seus dados ligados diretamente ao sistema de segurança. 

Mas como isso ajuda na segurança?

Bom, como o CPF é ligado a biometria facial de alguém, quando uma pessoa que tem alguma pendência na justiça passa na catraca, o sistema identifica, bloqueia sua entrada e a polícia é acionada. Sim, de forma rápida e com essa facilidade. 

Isso é importante pois, por ser um ingresso intransferível, não tem como fraudar. 

Em 2023, em quatro partidas com esse modelo, 28 pessoas que possuíam algum delito, e tentaram assistir aos jogos no Allianz Parque, foram identificadas e presas.

O sistema desenvolvido através da inteligência artificial é um projeto onde todos os clubes filiados à CBF poderão utilizar.

Talvez você esteja pensando: trata-se de uma invasão de privacidade, né? Mas saiba que não!

Para que o reconhecimento facial seja utilizado de forma correta, os estádios que aderirem ao recurso devem seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece a necessidade de consentimento explícito do titular dos dados na hora da compra. Isso garante a segurança e a privacidade de suas informações.

O sistema também é um facilitador na hora de enfrentar as diversas filas e multidões, isso porque ele reduziu o tempo de entrada na arena em 60%, de acordo com dados fornecidos pelo clube paulista.

O futuro nos permite utilizar a tecnologia como nossa aliada no dia a dia. A Letmein pensando nisso desenvolve soluções que acompanha cada vez nos faz viver o futuro. Confira nossas soluções e faça parte do desenvolvimento com a gente. 

Leave Comment